ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

25/02/2016 19:57

Assembléia Paroquial

Aos vinte dias do mês de fevereiro de 2016, como Igreja nos reunimos em assembléia pastoral paroquial. Este tipo de reunião é comum na prática da Comunidade Católica. Basta lembrarmos o Concílio de Jerusalém entre outras nas quais os apóstolos decidiam os rumos da Igreja nascente.

Esta Assembleia foi para colocarmos a caminhada paroquial no plumo das diretrizes da Igreja do Brasil, da Diocese e, desta forma, criarmos sintonia com a Igreja espalhada pelo mundo inteiro.

Nosso grande desafio é proclamar  a misericórdia de Deus, chamar à conversão e nos conduzir mutuamente à salvação que vem de Deus.

Assim sendo, nossas práticas precisam se deslocar. Deslocar da inércia para a coragem do anúncio; do fechamento para a misericórdia; da tristeza para a alegria do Evangelho; do desencanto para o encantamento com a pessoa de Jesus Cristo.

Ora, "misericórdia, anuncio, alegria, Igreja em saída, renovação da Igreja tem marcado profundamente o pontificado do Papa Francisco".

A misericórdia à qual o Papa tem chamado a atenção passa pela cultura do encontro. Nós, como Paróquia cinquentenária temos a oportunidade de renovar nossa aptidão no exercício das Santas Missões. Assim, seremos Igreja que cativa, que acolhe, que perdoa e reintegra.

Assembleia é uma expressão eclesial, cujo objetivo é sempre encontrar caminhos, traçar metas e corrigir rumos. Entre inúmeras atividades que colocamos no plano pastoral, algumas são significativas, a saber, ações missionárias nas comunidades, missões nas comunidades do interior, sobretudo, no mês missionário; seminário sobre saneamento básico, conferencias pelos bairros e preparação da festa do jubileu de ouro de fundação da Paróquia. Todos estes acontecimentos terão o tempero das santas missões, da misericórdia e cuidado com a casa comum, nossa responsabilidade.