GINCANA PAROQUIAL

23/06/2016 10:43

MISSAS E GINCANA EM COMEMORAÇÃO AO JUBILEU DE OURO (50 ANOS) DA PARÓQUIA DE PARAIBANO

As comemorações dos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Paraibano no domingo 01 de maio, começaram na Praça São Sebastião com Santa Missa às 06h30minh sequenciada da Gincana Jubileu de Ouro que foi até às 17h00minh; as comemorações finalizaram com Santa Missa na Igreja Matriz com a participação de Dom Enemésio - Bispo da Diocese de Balsas.

A competição que começou no dia 15 de abril com a participação de 10 equipes de 16 membros cada e finalizou no dia 1º de maio 17h00minh. A abertura deste último dia  onde as maiorias das baterias aconteceram iniciou com reapresentação das equipes e apresentação dos resultados das três primeiras baterias que foi arrecadação de alimentos (ao todo foram quase 3.000kg), visita a 20 famílias das quais 5 pessoas teriam que estarem na missa do último dia da gincana e levar uma pessoa  caracterizada de padroeiro da sua comunidade juntamente com uma equipe que entoasse o hino do padroeiro, e assim o deu-se após a missa em frente a Capela de São Sebastião.

A energizante Gincana Jubileu de Ouro que tinha como equipe de animação a Pastoral da Juventude foi feita com baterias dinâmicas de dramatização de conhecimentos bíblicos, poemas, paródias e perguntas relâmpagos. Coordenada pelo Padre Iran Brito teve em sua comissão organizadora Laudecí, Joselane Freitas, Geane Gomes, Luzia Ribeiro, Rejany Gomes, Jacirene, Mariana, Francisca Márcia, Rosilene, Simônia, Francisca Braga, Akácio, João Mateus, João Pedro, Lavínia, Francisca Nolêto e Domingas.

O objetivo da gincana é fazer com que todos os participantes celebrem com a comunidade católica os 50 anos de caminhada religiosa da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e cooperem uns com os outros, desenvolvendo e vivenciando o tema: “Missão e Misericórdia a Serviço da Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

Depois de um dia de corre-corre, provas, lanches, almoço e muita religiosidade chegou os emocionantes momentos finais da apuração de pontos que resultou com a equipe da Comunidade Nossa Senhora Aparecida como a grande Campeã.

A classificação geral ficou assim:

Ø  Vila Aparecida em 1º lugar com 10.068 pontos;

Ø  Varzea do Meio/Varzinha em 2º lugar com 9.788 pontos;

Ø  Nossa S. do P. Socorro em 3º lugar com 9.580 pontos;

Ø  Residencial João Furtado/Stº Espedito em 4º lugar com 8.305 pontos;

Ø  Orozimbo/Stº Antônio/ Tabaroa em 5º lugar com 8.271 pontos;

Ø  Marajá em 6º lugar com 8.223 pontos;

Ø  Subestação-N. S. de Fátima em 7º lugar com 7.905 pontos;

Ø  Vila Leão em 8º lugar com 7.775 pontos;

Ø  Substação-Stº Antônio em 9º lugar com 7.191 pontos;

Ø  Vazante-N. S. Ducarmo em 10º lugar com 5.586 pontos;

A premiação por parte da paróquia foi de:

1º lugar - Um almoço, churrasco e passeio (o passeio foi patrocinado pela Taty esposa do Shel Turismo);

2º lugar - Uma rodada de pizza;

3º lugar - Um jantar no Restaurante do Zezé.

“Parabéns a equipe da Vila aparecida a qual eu faço parte, pela criatividade e pela vitória que é de cada um dos componentes e de todos aqueles que nos apoiaram; todas as outras comunidades também estão de parabéns, o que vale é com o que cada um contribuiu do seu jeito, a confraternização, enfim essa interatividade da comunidade católica de Paraibano; deixo a minha saudação especial também ao padre Iran e toda a organização desta gincana, muito obrigada”,  concluiu Maria Daguia.

“Estamos vivendo um momento marcante na história da nossa comunidade paroquial. São 50 anos da criação da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante esta caminhada foram vividas, celebradas e realizadas muitas coisas lindas. Quanta gente tem se dedicado por este projeto que não é apenas obra humana, mas Divina. Muitas vidas evangelizadas, transformadas, resgatadas, mudadas a partir da Palavra de Deus portada na Igreja. Por isso, nos nossos corações é júbilo, ou seja, alegria, felicidade. E a gincana realizada no dia 1º de maio, dia do trabalhador, além de ser comemorando o jubileu de Ouro, também para nos permitir criar relações sólidas, como membros desta Igreja de Jesus. Precisamos estreitar os nossos laços, termos afetos uns para com os outros. E dessa forma, criar a fraternidade sonhada por Deus para seus filhos e filhas. Foi, portanto, um dia bonito, abençoado e iluminado. Papa Francisco lançou para os cristãos vivermos este ano, como ano Santo da Misericórdia. E sermos misericordiosos como o Pai. Focados na misericórdia do Pai, os alimentos arrecadados na gincana serão destinados à famílias carentes da nossa comunidade. Não é sem razão que o tema da gincana foi: "MISSÃO E MISERICÓRDIA À SERVIÇO DA CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE". E nossa casa comum, além do mundo, é nossa fraternidade, a que temos que cuidar. Concluímos o momento de ontem com Santa Missa na Matriz presidida por Dom Enemésio. Ocasião para 35 jovens se crismarem. O crisma, é o sacramento da missão. Esperamos que o Senhor estimule o coração de todos no sentido de viverem com afinco a autenticidade e a verdade”, finalizou Pe. Iran Brito.

(Fonte Bira da Radio Informa)